Campo de flexografia

A flexografia possui um campo muito vasto de aplicação, podem-se projetar máquinas para realizar a impressão de determinados tipos de substratos, conforme a necessidade. 

Como campo básico de aplicação pode estar citando: 
Embalagens: altamente utilizado, muitos impressos em embalagens flexíveis são hoje impressos em flexografia, devido a evolução do processo num todo (tinta, formas, etiquetagem, suportes, eletrônica, etc.) 

Editoria: para editoria posso estar citando principalmente a impressão de cadernos, algumas revistas, livros. Porém o forte da flexografia ainda seja as embalagens. 

Jornais: coloco aqui jornais para relatar que em alguns países estão sendo feita a impressão de jornais no sistema de impressão flexo, porém não seja muito comum (os jornais são impressos principalmente no sistema de impressão offset). 

Diversos: papel de presente, sacos e sacolinhas, cerâmica, rótulos e etiquetas adesivas, impressos de segurança, 

Vantagens da Flexografia 
Uma das vantagens da flexografia é a capacidade para imprimir sobre uma ampla gama de substratos, desde ásperos e grossos até suaves e lisos, desde papel absorvente até suportes brilhantes e de alumúnio. 

As tintas líquidas são de rápida secagem, podendo-se imprimir sobre substratos não absorventes, necessitando geralmente de um sistema de secagem composto por aquecedores, ventiladores e exaustores, para uma perfeita secagem da tinta sobre o substrato. 

Tintas á base de água, diminuindo a poluiçãoo e o forte cheiro dos solventes. 

Possibilidade de mudar o diâmetro do cilindro porta- clichê, resultando isto em um melhor aproveitamento do substrato como da forma. Pode-se preparar a montagem do próximo trabalho (colagem da forma na porta- clichê) enquanto a impressora ainda está imprimindo outro trabalho. 

Possibilidade de adaptar diversos sistemas de saída, como por exemplo, com corte e vinco, hot-stamping, cadernos, etc.