Adesivos 

Sensíveis, os produtos auto adesivos são afetados pela temperatura, luz, umidade, armazenamento, manuseio, pelas embalagens e inúmeros outros fatores. Por este motivo os produtos adesivos precisam de cuidados especiais para garantir a vida útil e a longevidade do produto. 


EMBALAGEM Os produtos adesivos acabados, devem preferencialmente serem embalados em caixas de papelão ondulado (corrugado), que permitam absorver os impactos durante o manuseio, também para proteger de possíveis agressões provenientes do meio ambiente. O uso de embalagens inadequadas pode deformar o material prejudicando o desempenho durante a sua utilização, seja por processo manual ou na automático


TEMPERATURA E UMIDADE Os dois maiores vilões que tornam os auto adesivos inadequados para o uso são sem dúvida a Temperatura e a Umidade. Encanoamento, enrugamento, enrijecimento, manchas, dificuldade em desprender do liner, entre inúmeros outros defeitos podem ser provocados pela temperatura e umidade. O ideal é que os materiais adesivados acabados sejam estocados em suas embalagens originais em locais com temperaturas entre 18° e 25°C e umidade relativa do ar entre 70% a 75%. 


ESTOCAGEM Ao armazenar os produtos adesivos em suas embalagens devemos evitar impactos, pressões e cargas em excesso. As caixas devem ser sempre colocadas em prateleiras ou sobre estrados (paletes) e nunca colocar as caixas diretamente no chão (piso). O empilhamento deve respeitar sempre as informações que constam nas caixas sobre a posição (lado para cima) e quantidade máxima de caixas (empilhamento máximo). 


LUZ E CORRENTES DE AR Pode não parecer mas a luz direta (seja Solar ou mesmo de fontes artificiais), pode interferir na cor e performance do adesivo. A exposição ao Sol, por exemplo, pode amarelar o papel adesivo e deixar a "cola" ressecada. Correntes de ar com muitas variações de temperatura (quente e fria, por exemplo) podem interferir na cola e na performance do adesivo em máquinas de aplicação automática. Evitar ao máximo diferenças de temperatura e correntes de ar no ambiente de estoque de seus produtos adesivos. 


EMPILHAMENTO É fundamental seguir as orientações impressas nas caixas de seus produtos adesivos, quanto ao empilhamento máximo e posição. Também, é boa prática manter as caixas afastadas de paredes pelo menos 30cm. Em geral (salvo quando informado em caixas ou pelo fabricante), os produtos adesivos produzidos e convertidos possuem uma garantia de aproximadamente 06 meses em estoque. Nunca armazene materiais auto adesivos fora de suas embalagens originais. Retire somente o material suficiente para seu uso imediato.